Consumidor está em busca de produtos mais sustentáveis
Pesquisa da Similarweb revela que tendências, como veganismo, alimentos e bebidas orgânicos e cruelty free vão ditar a forma de consumir
A escolha por produtos mais sustentáveis vem ganhando cada vez mais força entre os consumidores. Pode ser com uma embalagem reciclável, pela característica biodegradável para não poluir as águas, com processos de fabricação que não envolvam testes com animais, alimentos orgânicos veganos, entre outras possibilidades.
Essa é a constatação da Similarweb, empresa de inteligência do mercado global, que analisou o comportamento do consumidor brasileiro no último ano, referente às tendências sustentáveis mais em voga, como veganismo, alimentos e bebidas orgânicos e cruelty free (em inglês, livres de crueldade, ou seja, não testados em animais).
“Os hábitos de consumo e a forma de consumir mudou”, diz Juliana Junkes, diretora de vendas da companhia. A categoria que recebeu maior volume de visitas na internet foi a de beleza e cosméticos, que correspondeu a 36,67%. Saúde aparece em segundo lugar, com 11,15%, e em terceiro, acesso às informações e à mídia, com 5,17%. Por dia, a Similarweb monitora mais de 4,7 milhões de aplicativos e 100 milhões de sites em 190 países.
“Há uma grande tendência em substituir produtos de beleza e alimentos comuns do cotidiano por opções veganas”, diz a executiva. Nesse sentido, dois itens se destacam: iogurtes e whey protein (suplemento alimentar). Os orgânicos também atraíram mais o interesse do público em geral.
De acordo com a diretora, as tendências apontam para um futuro mais consciente. “Além de sustentável para o planeta, é saudável para os seres humanos, pois diminui drasticamente o risco de alergias e criação de vírus causados pelo ambiente que os animais ficam confinados. Parece que o mercado sustentável no Brasil está a passos largos, então vamos continuar acompanhando”, comenta.